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A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Distúrbios Sensoriais

 


DISTURBIOS VESTIBULARES E PROPRIOCEPTIVO
As crianças com disfunções vestibulares e proprioceptivas geralmente sofrem de reações excessivas(hiper)ou insuficientes(hipo)ao MOVIMENTO.

Algumas crianças que são hipersensíveis ao movimento sofrem vertigens terríveis;outras,de enjôo e/ou desorientação quando se movem.Podem ter esta sensação quando os pés saem do chão ou quando a posição da cabeça muda em relação ao corpo.Outros ainda ficam muito assustadas ou enjoadas em brinquedos de parques,carros,elevadores ou aviões.

As crianças hiposensíveis ao movimento o adoram e até suplicam por ele.O sistema nervoso central não consegue "engatar",a menos que receba o que a maioria das pessoas seria uma sobrecarga de estimulação.Podem pensar nessas crianças como "pestinhas".Elas preferem correr a andar,porque suas reações de equilíbrio tendem ser menos desenvolvidas.Giram e giram o corpo dando impressão de que nunca ficam tontas.

Geralmente,as crianças com hipotonia muscular também são hipersensíveis ao movimento.Embora algumas delas se mexam constantemente para permanecerem estimulada(e então se incliam quando estão sendo sentadas),muitas crianças com esse distúrbio preferem atividades sedentárias,como,por exemplo,ficar sentadas,porque sentem fracassadas em suas tentativas de realizar tarefas orientadas á ação.As atividades sedentárias exigem menor esforço e são menos pesadas emocionalmente.imagine como deve ser frustante precisar se mexer para se sentir estimulado e ativo e,além disso,sentir que os movimentos são cansativos.

As crianças com insegurança gravitacional sentem-se irracionalmente ameaçadas e completamente desorientadas em qualquer posição,exceto quando estão em pé,com os dois pés plantados no chão.Ficam assustadas e tremem excessivamente se tombam para trás.Podem ficar ansiosa ao se inclinarem pra trás em uma banheira ou entrar em pãnico se ficarem de cabeça para baixo.Cambalhotas estão fora de questão.Mesmo descer escadas algumas crianças se recusam a descer enqunto outras precisam se segurar no corrimão.Brincar no balanço ou na gangorra pode ser impossível sem a presença de um adulto bem perto ou até segurando a criança porque o medo de cair é enorme.

Sinais de alerta de distúrbios Vestibulares
-evita tentar novas posições(especialmente as que envolvem a cabeça)exemplo:rolar,dar cambalhota,virar de cabeça para baixo)
-cansa-se facilmente(o que pode parecer que ela seja preguiçosa)
-evita brincar com as duas mãos
-é lenta ou preguiçosa em respostas ás exigências de movimento
-evita ou teme movimentos como balanço ou escorregadores
-é muito desajeitada quando a base de apoio é variada(exemplo:um caminho irregular)
-perde o equilíbrio com facilidade
-trava as articulações para estabilizar os movimentos
-cai com frequência
-cai no chão ou esbarra nos móveis
-segura na parede ou nos móveis para ter maior equilíbrio
-não gosta de ficar de ponta cabeça
-esbarra em objetos
-Balança o corpo
-vira o corpo todo(e não só a cabeça)para olhar as pessoas
-fica desorientada depois de inclinar para frente
-mantém a cabeça ereta,mesmo quando inclinada para trás
-busca os estimulos sensoriais(gira e pula bastante,nunca fica tonta,ainda que diversas vezes,vá no mesmo brinquedo do parque diversões.

Sinais de alerta Proprioceptivo
-não engatinha em quatro apoios
-tem uma pegada fraca
-tem dificuldade em manipular objetos pequenos
-tem musculatura tensa
-pode andar nas ponta dos pés
-trava as articulações para estabilizar os movimentos
-é desajeitada
-cai muito
-não tem consciência da posição do corpo no espaço
-tem pouca resistência
-não consegue levantar objetos pesados
-é resitente a novas atividades ou jogos de movimento.

DEFENSIVIDADE TÀTIL
Algumas crianças não toleram ser abraçadas.Outras não colocam meias que "pinicam",não cortam o cabelo ou não andam descalças na grama ou na areia.outras aindam,não penteiam o cabelo ou escovam os dentes.Algumas não suportam a consistência de certos alimentos.Há crianças que ficam enlouquecidas se sujam as mãos ou não aguentam etiqueta da blusa em contato com a pele.Esses são alguns sintomas de defensividade tátil,um distúrbio sensorial que se manifesta através da aversão a diversos tipos de toque.

Sinais de alerta Defensividade Tátil
-fica excessivamente irritada na hora de vestir
-evita atividades em que possa molhar ou se sujar,como pintura a dedo
-tem aversão em pisar na areia,na terra,na grama ou até no tapete
-é muito exigente na escolah de roupas(texturas)
-tira as roupas ou,inversamente,usa calça e blusa de manga comprida(para proteger o corpo do toque)
-abaixa as mangas constantemente(ás vezes também dobra as mangas)
-come com maus modos(não percebe a comoda no rosto)
-cospe alimentos
-tem dificuldade para comer,especialmente alimentos mais consistentes.
-não quer ficar descalça
-não gosta de pentear o cabelo,escovar os dentes ou tomar banho
-precisa de muito espaço para si
-fica com medo ou agressiva quando alguém se aproxima(especialmente se isso ocorrer de maneira inesperada)
-teme ser tocada ou pega no colo,inversamente não parece perceber quando é tocada
-pode precisar tocar tudo ou todos
-esconde-se embaixo dos móveis ou em um canto
-bate nas pessoas que chegam muito perto.

E lembre-se sempre.....
Você é a melhor defensora do seu filho.Se perceber qualquer um desses sinais de alerta no bebê ou na criança,procure a opinião de um profissional especializado Integração Sensorial.A intervenção preococe pode evitar que pequenas disfunções evoluem para distúrbios totalmente desenvolvidos.

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