AEE

AEE
A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Programa traduz textos em linguagem de sinais





Avatar comunica-se em Libras
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) criaram umprograma de computador que traduz textos em Libras, a Língua Brasileira dos Sinais.

Partindo do texto escrito, os sinais são mostrados na tela por um personagem 3D, que os especialistas denominam de agente virtual, mas que é mais popularmente conhecido por avatar.

O personagem, que pode ser alterado de acordo com a necessidade ou conveniência do usuário, reproduz os sinais utilizados pela Libras. "Como a figura humana é apresentada em 3D, o usuário pode aproximar ou mudar o ângulo do avatar, caso queira compreender melhor a mensagem", explica Wanessa Amaral, que criou o sistema juntamente com o professorJosé Mário de Martino.

3 comentários:

  1. Boa Tarde!!!

    Cris você pode me dizer Quais características a criança surda apresenta quando sua experiência de vida escolar se dá apenas com base em línguas orais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!

      Para responder sua pergunta eu nessecitaria de maiores informações. Idade, série, como se dá essa experincia oral, como é a comunicação em casa com a família, ele desenvolveu um conjunto particular de sinais para se comunicar? Como não as tenho a resposta é tão ampla quanto a pergunta. Um surdo dentro de um escola onde as pessoas se comunicam oralmente com ele, por mais que sua habilidade de leitura de lábios ( se ele tiver) seja boa menos de 20% vai ser compreendido. Casos haja mimicas e outras tentatias isso até melhora, mas em todo caso esse aluno não está incluido, ele está INTEGRADO, a escola e o AEE tem por obrigação oferece-lhe LIBRAS e interprete em sala de aula. A aprendizagem de que tem direito lhe é distante e negada! Não tenho certeza se respondi a sua pergunta, em todo caso, estou aqui para judar.

      Cris

      Excluir
  2. Como faço pra ter acesso a esse programa ? Está disponível ?

    ResponderExcluir

Toda palavra é bem vinda!