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A Sala de Recursos Multifuncionais do Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Ana Vieira Pinheiro é um espaço onde o AEE- Atendimento Educacional Especializado acontece considerando as necessidades específicas do aluno para complementar e/ou suplementar a sua formação, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que favorecem a inclusão e eliminam as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, fortalecendo sua autonomia na escola e fora dela.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Objetos de Aprendizagem


imagem com 4 cubos coloridos ( verde, vermelho, azul e amarelo) e 2
 bonecos palito. Objetos de Aprendizagem, já ouviram, não ouviram?

Os objetos de Aprendizagem são recursos digitais que servem de ferramenta pedagógica para o professor. Eles são desenvolvidos por grupo de alunos, professores, pesquisadores e o seu uso em sala de aula permite instigar a curiosidade dos estudantes e lançar desafios que estimulem o raciocínio. Encontramos objetos de aprendizagem para várias disciplinas, mas o que precisamos realmente reavaliar são as práticas tradicionais que tem se mantido, mesmo com a utilização de novas tecnologias. É necessário contextualizar o trabalho pedagógico desenvolvido e embasá-lo em um planejamento coerente e com objetivos claros.
“A expressão objetos de aprendizagem pode ser entendida como recursos digitais que apresentam atividades multimídia, interativa, na forma de animações e simulações. São configurados como blocos de conteúdo educacional que podem apresentar uma certa independência, mas isso não pressupõe que não possam ser articulados a outros objetos. Esta configuração contribui, quando inserida numa proposta pedagógica, para romper com a idéia de construção de conhecimento numa perspectiva linear.”
“Existem vários autores que nomeiam estes recursos educacionais como: componentes de software educacional; conteúdos de objetos compartilháveis (ADL, 2001); objetos de conhecimento (Merril, 2001); objetos educacionais (Sphorer, 2001); e objetos de aprendizagem (IEEE/LTSC, 2000).” (Wikipédia)
Os objetos de aprendizagem podem ser empregados pelo professorpara:
  • Contextualização do tema curricular por meio de uma situação-problema
Para os alunos, os objetos permitem:
  • Observação do fenômeno
  • Interação com a situação-problema
  • Interferência nos resultados observados
Repositórios de objetos
Correspondem a bancos de dados que armazenam metadados sobre objetos de aprendizagem e, em alguns casos, os próprios objetos. Através desses repositórios, é possível localizar, adicionar e obter os objetos para incorporá-los em nossa aplicação.
BIOE – Banco Internacional de Objetos Educacionais
Imagem da página de abertura do site BIOE - Banco Internacional de
 Objetos Educacionais.  A página apresenta figuras geométricas no centro
 que funcionam como menu para buscar objetos por séries.
PROATIVA-Grupo de pesquisa e produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem
página de abertura do site PROATIVA-Grupo de pesquisa e produção de
 ambientes interativos e objetos de aprendizagem. Na parte superior a 
esquerda do site tem o logo, logo abaixo, tem o menu e na parte central 
exite uma apresentação escrita.
RIVED – Rede Interativa Virtual de Educação
Rived UNIFRA
PROJETO CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem
LABVirt - Química e Fisica

BANCOS INTERNACIONAIS

MIT OpenCourseWare


MERLOT – Multimedia Educational Resources for Learning and Online Teaching
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Saiba mais sobre objetos de aprendizagem:
Projeto Linux Educacional 3.0 - Módulo 4
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Livro com artigos sobre objetos de aprendizagem
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fonte: http://ticsinclusaoacessibilidade.wordpress.com/2012/06/16/objetos-de-aprendizagem/

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